Bursite no quadril (bursite trocantérica) é a causa mais comum de dor na região do quadril. Ela é tipicamente uma dor na parte lateral do quadril afetado, de curso subagudo ou crônico. A dor piora quando a pessoa dorme sobre o lado afetado, ou quando se senta, sobe escadas ou estende o quadril. A causa é uma inflamação da bursa (bolsa cheia de líquido sinovial) por pequenos traumas repetitivos.
Osteoartrose de quadril é quando ocorre uma degeneração da cartilagem do quadril com a cartilagem do fêmur. Com o passar do tempo, como consequência do envelhecimento, pancadas ou outros fatores, a cartilagem que envolve o quadril começa a se desgastar até que se rompe. Isso faz com que os ossos desta articulação entrem em atrito com o movimento, provocando rigidez, inflamação, até o ponto de prejudicar sua mobilidade.
O impacto femoroacetabular é uma das causas de dor no quadril e representa um conjunto de alterações na morfologia dos ossos que formam essa articulação, principalmente na transição entre a cabeça e o colo do fêmur. Ocorre por perda da esfericidade e de concavidade dessa região, que, ao tornar-se retificada ou convexa, promove um efeito CAM. Ou ainda o lado acetabular da articulação, outras alterações como a protrusão profunda ou o excesso de retroversão podem provocar um excesso de cobertura e promovem um efeito de pinçamento. A associação de alterações combinadas no lado femoral e acetabular da articulação representam a forma mais comum de impacto.
A tendinite no quadril é a inflamação dos tendões, estrutura que tem a função de ligar os músculos aos ossos. No quadril, a tendinite afeta com mais frequência os músculos glúteos (máximo, médio e mínimo). Essa dor ocorre na lateral da perna. O tendão do músculo ílio-psoas e dos músculos adutores, também são locais afetados pela tendinite ocorrendo inflamação e/ou degeneração. A tendinite de quadril afeta os indivíduos que utilizam muito as pernas, principalmente atletas que praticam futebol, corrida e corrida de bicicleta. Nos idosos, esse problema ocorre na maioria das vezes pelo desgaste natural e progressivo da articulação do quadril.